fbpx

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, prezados servidores públicos, professores e professoras, quero em primeiro lugar, fazer como fez, Deputado Maurício, o seu pai em 2002 com o Padre Roque: quero começar, iniciar a minha fala pedindo a sua benção. (Manifestações nas galerias.)

Quero dizer, Ex.as, que o tema que esta Casa trata nesta noite é um tema de relevante interesse público, porque muitos gostariam, muitos gostariam que aqui nesta Casa estivesse uma Mensagem do Poder Executivo revogando a data-base; muitos gostariam que o Governo não oferecesse, para cumprir uma dívida, o pagamento integral de todas as promoções e progressões a partir do mês de janeiro;

(Manifestações nas galerias.) muitos gostariam que o Governo não pagasse os R$ 600 milhões durante o ano de 2017 para poder cumprir estes compromissos desta dívida com os servidores públicos. (Manifestações nas galerias.) Mas, não é isso que acontece. O que estamos votando hoje é a manutenção ao direito da data-base. (Manifestações nas galerias.)

PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Peço, por favor…

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): A data-base… (Manifestações nas galerias.) Não tem problema, Presidente. Eu espero.

PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Deputado Romanelli, tenho certeza que todos os diretores da APP, do Fórum, eles estão aqui, e eles sabem o quanto V.Ex.a tentou lutar e defender os seus interesses. Portanto, vamos respeitar o Deputado Romanelli. Peço respeito ao Deputado que está na tribuna, por favor.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Não tem problema nenhum, agradeço às manifestações. E só quero que a história registre o que estou falando aqui da tribuna. Aos que queiram me ouvir, percebo que muitos na galeria e muitos aqui no Plenário também me ouvem. O que quero repetir é que a database, que é um direito dos servidores, e está posto, não está revogada a database, a data-base está adiada em função da crise financeira que o País atravessa.

Certamente, certamente ninguém que está aqui, creio eu, todos, todos vivem no mesmo País, vivem no mesmo Estado, conhecem a realidade e sabem muito bem a crise que estamos atravessando. O Paraná, o Paraná, diferente de outros Estados, que não pagam salário em dia… (Manifestações nas galerias.)

PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Por favor, peço silêncio.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): …salários dos servidores que não receberão o 13.º salário. Aqui no nosso Estado, mesmo os que não querem, receberão 50% do 13.º salário no próximo dia 30. Sei que isso incomoda muita gente, mas nós que estamos aqui e que sabemos da nossa responsabilidade, sabemos que esse é um processo que não se esgota nesta votação.

Quero pedir a todos os Deputados e Deputadas o voto “sim” para que possamos votar os dispositivos que garantem a data-base, e asseguro o pagamento das promoções e progressões. E quando, muitos que estão aqui, virem o contracheque gordo em janeiro, vão se lembrar das minhas palavras. E espero que me mandem e-mails para agradecer. Agradeço, Sr. Presidente, a todos que, pela sua atenção, puderam me ouvir. Vamos à votação, Sr. Presidente. Muito obrigado, muito obrigado a todos que puderam me ouvir pacientemente.