fbpx

O presidente da Assembleia Legislativa instalou nesta quarta-feira (4) a comissão especial que atuará na criação da “Agenda Paraná” – documento com reivindicações dos investimentos em logística, infraestrutura, ensino superior e os novos desafios com base na relação do Estado com a União. Fazem parte da comissão os deputados Luiz Claudio Romanelli, Nereu Moura, Rose Litro, Élio Rusch, Elton Welter, Fernando Scanavacca, Wilson Quinteiro, Adelino Ribeiro e Douglas Fabrício.

Segundo o deputado Valdir Rossoni, a iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli em propor a criação da Agenda Paraná é extremamente importante para o Estado. “ Parabenizo o deputado Romanelli pela proposta. A comissão vai elaborar uma proposta com as principais reivindicações do Paraná a ser entregue aos candidatos à presidência e essa agenda, além de inédita no país, vai unir, de forma suprapartidária, todos os segmentos representativos em torno de projetos relevantes para todos os paranaenses”, afirmou.

De acordo com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que será o relator da comissão é fundamental a participação de toda sociedade na construção de uma agenda pragmática de ações estratégicas no Paraná.

“O objetivo é montar uma agenda de desenvolvimento para resolver antigas pendências estaduais. Para isso, vamos chamar representantes da sociedade civil organizada, setores produtivos, centrais sindicais e federações, entidades de classe a participar deste debate. A Agenda Paraná certamente não vai contemplar todas as ações e programas necessários mas reunirá os projetos estratégicos que precisam receber investimentos da União”, pontua Romanelli.

Para o presidente da comissão, deputado Wilson Quinteiro, a iniciativa de criar a Agenda Paraná servirá como exemplo para o Poder Legislativo em todo o país. “ Tenho convicção de essa proposta de elaborar uma agenda com os projetos prioritários para o Estado, de forma republicana e com a participação de todos os partidos, vai servir de modelo para que outras Assembleias Legislativas no país também elaborem suas agendas. Cada Estado deve ter seu rol de reivindicações na relação com o governo federal”, afirmou.

Agenda Paraná – 

Alguns dos temas que terão lugar garantido no documento a ser entregue para os candidatos à presidência da República:

 Educação: subsídio federal às universidades estaduais hoje custeadas pelo Governo do Paraná.

 Transporte: duplicação de rodovias federais, como a BR-277 e a BR-376, de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do estado;

 Recursos naturais: o alto preço e a pouca disponibilidade de gás natural são um entrave ao desenvolvimento industrial do Paraná.

 Energia: aumento dos repasses do governo federal para a gestão da produção de energia elétrica.

Pobreza: ampliação dos programas de combate à pobreza extrema unificação de ações dos governos federal, estadual e municipal.

 Infraestrutura: Mais investimentos em obras estratégicas de infra estrutura, estradas, portos, ferrovias e geração de energia.

 

Deixe um comentário