Governador Carlos Massa Ratinho Junior, conheceu as Carretas do Conhecimento – SENAI. São cursos técnicos que atenderão 46 municípios. Participaram: o vice governador, Darci Piana; presidente da Volkswagen, para América Latina, Pablo Di Si; secretário da Justiça, Família e Trabalho ; presidente da FIEP/Pr, Edson Campagnolo; entre outros.
Carretas do Conhecimento atenderão 46 municípios (Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O deputado Romanelli (PSB) confirmou que o programa Carretas do Conhecimento levará cursos profissionalizantes a quatro cidades do Norte Pioneiro. O programa foi lançado pelo governador Ratinho Junior e pelo presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. Os prefeitos de Assaí, Acácio Secci (PPS), e de Bandeirantes, Lino Martins (PDT), participaram do lançamento. Cambará, Cornélio Procópio e Colorado (no Norte do Paraná), também receberão o programa.

“Uma importante parceria entre o Estado, a Volkswagen, o sistema Fiep, por meio do Senai, e as prefeituras. São veículos adaptados para qualificar e aperfeiçoar os trabalhadores em diferentes áreas de atuação. É uma grande ação de desenvolvimento social através de educação profissional de qualidade”, afirma Romanelli.

Coordenado pela secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o programa contará com oito veículos em 46 cidades atendidas pelo Família Paranaense.

Entre os cursos profissionalizantes estão panificação, costura industrial, aperfeiçoamento em mecânica industrial, manutenção e instalação de ar-condicionado split, mecânica de automóveis, aperfeiçoamento em eletricidade automotiva, noções de mecânica de motocicleta e instalações elétricas prediais.

Cronograma

Em Cornélio Procópio a unidade de “Instalações Elétricas” estará de 19 de Agosto a 13 de Setembro; Assaí recebe o veículo com cursos de “Manutenção de Motocicletas” de 9 de outubro a 5 de novembro. Já a unidade móvel de “Mecânica Automotiva” estará em Bandeirantes de 9 de outubro a 5 de novembro. Por fim, o curso “Refrigeração” estará em Cambará de 10 de julho a 6 de agosto e em Colorado de 12 de agosto a 6 de setembro.

Os cursos do Carretas do Conhecimento terão duração de 80 horas-aulas e vão atender famílias com alto índice de vulnerabilidade. Os critérios para escolha levam em conta os indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.  

Os interessados devem entrar em contato com a prefeitura das cidades selecionadas. Os certificados de conclusão do curso serão emitidos pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná.

O apoio da empresa alemã é uma das contrapartidas do protocolo de intenções firmado com o Governo do Paraná em 2013, que estabelece condições gerais para a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais.

Carretas do Conhecimento nos municípios

Confira a lista completa dos 46 municípios atendidos pelo Carretas do Conhecimento: Cornélio Procópio, Bandeirantes, Andirá, Pato Bragado, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Realeza, Ampére, Vitorino, Mariópolis, Chopinzinho, Ibiporã, Perobal, Cruzeiro do Oeste, Sertanópolis, Assaí, Florestópolis, Jaguariaíva, Reserva, Tibagi, Ouro Verde do Oeste, Cafelândia, Campo Mourão, Pontal do Paraná, Lapa, Campina Grande do Sul, Terra Roxa, Sarandi, Astorga, Santa Fé, Jandaia do Sul, Porto Amazonas, Telêmaco Borba, Matelândia, Corbélia, Peabiru, Engenheiro Beltrão, Rio Negro, Morretes, Cidade Gaúcha, Cambé, Colorado, Paiçandu, Cambará e Curitiba.

Deixe um comentário