Oito cidades da mesorregião do Norte Pioneiro – Cornélio Procópio, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Colorado, Ibiporã, Jaguariaíva e Andirá – recebem a partir de julho até o final do ano, o programa Carretas do Conhecimento, uma parceria do Estado com a Volkswagen, Fiep, Senai e prefeituras e que oferece cursos de qualificação profissional de forma gratuita aos trabalhadores.

Estão sendo ofertados cursos de instalações elétricas, manutenção de motocicletas, confecção, elétrica automotiva, mecânica automotiva, mecânica industrial básica, panificação e refrigeração. Ao todo, as carretas vão percorrer 46 cidades paranaenses e a meta é capacitar 2,5 mil trabalhadores em seis meses.

“São veículos adaptados que ficam, em média, um mês em cada cidade e qualificam os trabalhadores em diferentes áreas de atuação. É uma grande ação de desenvolvimento social através de educação profissional de qualidade”, afirma o deputado Romanelli (PSB) que representa a região na Assembleia Legislativa.

Cursos – Em Cornélio Procópio, o curso de instalações elétricas começou na sexta-feira, 19, e segue até 13 de agosto. A cidade de Jaguaraíva também recebe o curso no mesmo período. O curso de refrigeração já está sendo ministrado em Cambará até o dia 6 de agosto e em Colorado, entre os dias 12 de agosto a 6 de setembro.

O curso de manutenção de motocicletas atenderá Assaí entre 9 de outubro e a 5 de novembro e Andirá, entre 6 e 31 de janeiro de 2020. Em Bandeirantes, o curso de mecânica automotiva será entre os dias 9 de outubro a 5 de novembro e de panificação em Ibiporã, entre os dias 12 de agosto a 6 de setembro.

Os cursos terão 80 horas-aulas e atendem trabalhadores de famílias com alto índice de vulnerabilidade. Os interessados devem entrar em contato com a prefeitura das cidades selecionadas. Os certificados de conclusão serão emitidos pelo Senai. O apoio da empresa alemã é uma das contrapartidas do protocolo firmado com Estado em 2013 e que estabelece condições gerais de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais.

Deixe um comentário