Cinco cidades do Norte Pioneiro – Carlópolis, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Sapopema – estão entre os 50 municípios paranaenses que vão participar da implantação do Pacto da Infância Segura, uma força tarefa desenvolvida pelo Estado em parceria com as prefeituras que tem como principal meta forma rede de proteção às crianças e adolescentes do Paraná.

Ao se integrarem ao pacto, as prefeituras assumem o compromisso de desenvolver as 12 ações prioritárias da força-tarefa. “Entre as 12 ações estão desde a constituição formal da força tarefa, passando por operações integradas, seminários, programas de rádio e TV, campanhas, capacitação de servidores e até criação de centros integrados de atendimento à criança e ao adolescente”, disse o deputado Romanelli (PSB) que representa as cidades do Norte Pioneiro na Assembleia Legislativa.

“São ações e instrumentos que garantem a proteção as crianças e aos adolescentes. Fizemos questão de assinar este pacto porque vemos que ainda há muito desrespeito, violência doméstica e até maus tratos principalmente contra as crianças. Estamos integrados ao pacto e devemos formalizar convênio com a Secretaria de Justiça, Família Trabalho nos próximos dias”, disse o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSDB).

Segundo o secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho), o Pacto pela Infância é uma estratégia interinstitucional criada para o desenvolvimento de ações integradas destinadas ao aprimoramento do sistema de garantias, à estruturação das redes de proteção e ao aperfeiçoamento do sistema de justiça, destinados ao atendimento e à proteção da criança e do adolescente vítima ou testemunha de crimes e, também, à prevenção e repressão dos crimes e violências contra elas praticados.

Deixe um comentário