fbpx

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), esteve em Santa Cruz de Monte Castelo nesta sexta-feira (20), e participou do evento de assinatura que autoriza o início das obras na quadra de esportes do Colégio Estadual do Campo de Ivaína. O espaço terá cobertura, fechamento lateral, arquibancada e vestiários.

De acordo com Romanelli, o investimento é de R$ 600 mil e tem previsão para ser concluída em 120 dias. “São obras importantes. Os alunos poderão praticar esportes mesmo em dias de chuva. Sabemos o quanto é importante investir na educação física para que os alunos comecem, desde cedo, a ter a prática de esportes presente em suas vidas. É algo que vai do lazer ao bem-estar físico, pois exercitar o corpo faz bem para a mente”, disse.

A governadora Cida Borghetti ressaltou que a obra faz parte do programa estadual Educação para Todos, coordenado pela Fundepar e que prevê melhorias nas escolas da rede estadual. Cida também anunciou a inclusão do Campo de Ivaina e do colégio Campo Santa Esmeralda – também de Santa Cruz de Monte Castelo – na segunda fase do programa Escola Conectada, que moderniza os sistemas de informática das unidades estaduais. Ela explicou que as duas escolas já estão contempladas. Pelo programa, recebem 32 netbooks, uma impressora, três projetores a lazer, 10 desktop e um notebook, além de R$12 mil para a instalação, cabeamento, fiação.

Cida enfatizou a importância das ações em educação. “Garantimos avanços e investimentos necessários para esta área. Hoje autorizamos uma obra tão esperada. Ações como essa ajudam as crianças a terem um futuro melhor. Vamos fazer história no Paraná, que se tornará referência em educação pública, porque temos profissionais competentes e funcionários públicos capacitados na área da educação para fazer a transformação”, afirmou a governadora.

MUITO ESPERADA – O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Antônio Boni, disse que a melhoria no ginásio de esporte do colégio Campo de Ivaína é esperada há anos pela comunidade rural do distrito. “Essa quadra vai se tornar um ginásio de esporte, que servirá para os alunos e, também, para toda a comunidade. É a realização de um sonho dos moradores”, afirmou Boni. O prefeito ressaltou a boa parceria com o Estado. “Sempre tivemos muitos investimentos do Governo do Estado em diversas áreas. Tenho certeza que essa parceria prosseguirá na nova governadora Cida”, afirmou.

Programa –  O colégio possui 42 alunos do sexto ao nono ano do ensino do Ensino Médio. O diretor Marcos da Silva disse que com a quadra reformada as atividades acontecerão mesmo nos dias de chuva. Ele também destacou a importância de participar do Escola Conectada. “Somos uma escola rural e temos muitas dificuldades com as tecnologias. Com esse programa será possível melhorar o acesso à internet e disponibilizar aos alunos computadores de qualidade para melhorar o ensino”, disse.

Tecnologia – De acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Sérgio Brun, a primeira fase do projeto contemplou 700 escolas de todo o Estado, que já estão recebendo as melhorias em tecnologia. “Agora estamos incluindo mais escolas nesta segunda etapa, e os colégios Campo de Ivaína e Campo Santa Esmeralda serão beneficiados. Esse programa veio para modernizar a rede de informática das nossas escolas” destacou Brun. Segundo ele, por meio do programa as escolas têm mais acesso à tecnologia e aos equipamentos necessários como computadores, rede Wi-Fi, netbooks, laboratório móvel de informática, além de recursos para investir em tecnologia.