O deputado Romanelli (PSB) acompanhou nesta quinta-feira, 4, a prefeita Beti Pavin (PSDB) na liberação pelo governador Ratinho Junior de R$ 15 milhões para obras de infraestrutura em vias estratégicas de Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba. Serão pavimentadas 4,5o quilômetros da avenida Abel Scuissiato e 400 metros da rua do Carvalho no bairro São Dimas. Os recursos são do Programa Avançar Cidades do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Os projetos têm apoio técnico da Paranacidade e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.

“As obras são fundamentais para o desenvolvimento de Colombo. A liberação desses recursos é importante, um momento histórico e positivo do governo Ratinho Junior para Colombo e pelas parcerias deste governo com os municípios metropolitanos”, disse Romanelli.

O projeto para a pavimentação das duas vias, lembrou Romanelli, iniciou quando o então secretário estadual de Desenvolvimento Urbano era o próprio governador Ratinho Junior. “Hoje, o governador tem a alegria de entregar essa ordem de serviço”, disse. “Também temos que agradecer o atual secretário João Carlos Ortega que tem realizado um trabalho extraordinário. Cuidou muito bem deste projeto, já conhecia todos os detalhes e a importância para Colombo e região”, completou.

RMC

O governador destacou a importância do investimento para o município. “São vias importantes para a cidade e as obras vão melhorar o fluxo de veículos, a mobilidade, segurança para os moradores já que ambas as vias terão iluminação, além do ganho imobiliário”, disse. “Colombo teve pouco investimento para fazer frente ao seu crescimento e agora vamos recuperar o tempo perdido”, afirmou.

Romanelli, Ratinho Junior e a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, no anúncio do investimento em infraestrutura para a cidade
Romanelli, Ratinho Junior e a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, no anúncio do investimento em infraestrutura para a cidade

O Estado, destacou Ratinho Junior, tem plano para melhorar a infraestrutura para a região metropolitana de Curitiba. “É uma iniciativa fundamental. A região metropolitana cresceu muito a partir da década de 1980, com cidades dormitórios, liberação de loteamento sem infraestrutura. Foi assim com Colombo, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária”, disse. 

Segundo o governador, além do crescimento populacional, as cidades estão conseguindo avançar em industrialização, o que exige a expansão da infraestrutura.

Vias importantes

As obras realizam um sonho dos moradores de Colombo, segundo a prefeita Beti Pavin. A maior parte dos recursos (R$ 14,2 milhões) vai para a obra na avenida Abel Scuissiato. “Essa é a terceira mais importante de Colombo, ligação com Pinhais, com muitas moradias e empresas em seu trajeto. Ela terá obra em 4,5 quilômetros nesta primeira etapa”, explicou a prefeita.

A via já havia recebido melhoria há alguns anos e agora, segundo a prefeita, ficará em boas condições para garantir segurança aos motoristas e pedestres. A obra da rua do Carvalho, que liga o bairro de Monte Castelo à Estrada da Ribeira, também é estratégica. “Nossa cidade merece”, disse a prefeita. O prazo de realização das obras é de 12 meses.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, ressaltou que os projetos são completos. “Obra estruturante, com drenagem de águas pluviais, meio-fio, sarjetas, paisagismo e urbanização de calçadas, sinalização e iluminação pública”, explicou. “Uma obra importante em parceria com o BRDE, em que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade participam com agente técnico de acompanhamento do projeto, do edital e agora da homologação”.

Governador Carlos Massa Ratinho Junior assina liberação de recursos para pavimentação da Av.Abel Scuissiato e outras vias urbanas de Colombo  -  Curitiba, 04/07/2019  -  Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr
Governador Carlos Massa Ratinho Junior assina liberação de recursos para pavimentação da Av.Abel Scuissiato e outras vias urbanas de Colombo – Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Deixe um comentário