O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli participou na tarde desta quarta-feira (3), em Ponta Grossa, de uma reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho (CET). Esta foi a primeira vez que o CET se reuniu em Ponta Grossa para debater questões sobre o mercado de trabalho na região dos Campos Gerais.

Além de Romanelli e dos conselheiros do CET, o evento contou também com a participação dos secretários municipais Álvaro Scheffer, da Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e Sérgio Zadorosny Filho, de Abastecimento, além do chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Marcos Marcondes.

Para Romanelli, o governo ganha luz sobre a realidade no mundo do trabalho paranaense e passa a atuar de forma mais científica. “Os indicadores levantados no Paraná possibilitam a interpretação de cenários e tendências que contribuam na formulação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda. Sobretudo no âmbito da qualificação profissional, intermediação entre trabalhadores e empregadores e orientação profissional”, explica Romanelli.

Para Zadorosny, que já integrou a equipe de SETS, asumindo a chefia do escritório regional de Ponta Grossa, a reunião do CET no município possibilita a ampliação do diálogo tripartite sobre as dinâmicas do mercado local, fomentando e fortalecendo políticas públicas de trabalho, emprego e renda. “É uma grande conquista para Ponta Grossa sediar esse encontro e colocar as demandas locais do sistema de trabalho na pauta das entidades representativas”, afirma Zadorosny. Já o secretário Scheffer destacou os desafios de promover qualificação de mão de obra de desempregados e também de empregados para aproveitar o excelente momento da industrialização em Ponta Grossa.

Durante o evento, houve a apresentação do Observatório do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, que existe para gerar conhecimento através da analise da complexidade do mundo do trabalho, propor soluções em termos de políticas públicas e programas de governo, desenvolver formas alternativas de trabalho e renda, bem como analisar e apontar sugestões no âmbito das demandas sociais.

CET — Criado em 1994, o Conselho Estadual do Trabalho do Paraná é composto de forma tripartite e partidária por entidades representativas do setor patronal, poder público e dos trabalhadores. O objetivo do órgão é estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho, emprego e renda no Estado do Paraná, promovendo a democratização das relações de trabalho e o entendimento entre trabalhadores, empregadores e os governos. (Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa)

Deixe um comentário