O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) confirmou quinta-feira, 10, a autorização, através do conselho universitário da Unespar, da criação de três novos cursos de tecnólogos no campus de Loanda.

Com isso, mais 120 novos estudantes poderão ingressar nos cursos de Agroecologia, Gestão de Turismo e Gestão de Produção Industrial. Desde fevereiro, uma comissão de professores e representantes da comunidade de Loanda trabalha na implantação dos cursos.

“A região tem uma demanda de mão de obra especializada e necessita da implantação de cursos que formem profissionais preparados para o mercado de trabalho. Essa é uma conquista de toda a comunidade de Loanda”, disse o deputado.

A comissão fez visitas técnicas e reuniões com empresários e trabalhadores que destacaram a importância do investimento no ensino superior, respeitando as necessidades da região.

“Os cursos foram criados a partir da demanda dos setores empresariais, que serão os mais atendidos com os novos profissionais formados”, observa o deputado.

Vagas

A proposta para a criação dos cursos foi apresentada a Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) em dezembro de 2019. “Desde então, trabalhamos para que esses cursos fossem criados, respeitando as propostas e a participação da comunidade local”, explica Romanelli.

O Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná) defendia estadualização da Facinor, mas concordou com a nova opção apresentada pela Seti.

Romanelli desde o início acompanhou todo o processo e a alternativa apresentada pela Seti para a criação dos cursos na Unespar. “Com a proposta aceita, definiu-se pela participação da Facinor e do Comafen na comissão de elaboração dos novos cursos, que contarão com 40 vagas cada”.

Deixe um comentário