O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou nesta terça-feira, 7, as professoras Maria Silmara Saqueto Hilgemberg, do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos e Carla Micheli Carraro, do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Marmeleiros. As duas são finalistas da 7ª OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa) e classificaram suas turmas nas categorias de memórias literárias (6º e 7º anos) e crônica (8º e 9º anos), respectivamente.

“A classificação das duas professoras da rede pública de ensino confirma os avanços obtidos na educação paranaense. Rebouças comemora a classificação para a final das Olimpíadas de Língua Portuguesa em dose dupla. Parabéns às professoras Maria Silmara Saqueto Hilgemberg e Carla Micheli Carraro”, disse o deputado.

Olimpíadas

A 7ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa teve mais de 112 mil inscritos. Ao todo, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscreveram atividades dos alunos.

Apenas 80 delas chegaram ao fim após as fases municipais, estadual e semifinal, em cinco categorias: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Médio).

A proposta deste ano teve o objetivo de resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade, aprofundar o conhecimento sobre a realidade local e desenvolver a cidadania, ao abordar o tema “O lugar onde vivo”.

Na edição de 2019, a professora Maria Silmara e a estudante Fernanda de Souza Fagundes foram ouro na categoria “Artigo de Opinião”. Neste ano, a professora repete a classificação e espera, junto com alunos de 11 anos, conquistar o prêmio final na categoria Memórias Literárias, com o trabalho “Palavras para além do tempo”.

Já a professora Carla Micheli disputa a final com a turma de alunos do 9° ano B, de Faxinal dos Marmeleiros, na categoria crônica. Ela apresentou um relato de prática do trabalho “Admirável Texto Novo: aprimorando a linguagem na prática textual”.

Deixe um comentário