fbpx

Secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli destaca a importância do investimento em Educação para mudar o Brasil

 

Bandeirantes — O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e o prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, certificaram 245 trabalhadores que concluíram cursos de qualificação profissional por meio do Projovem Trabalhador, Planteq e Pronatec. Os trabalhadores foram qualificados em várias áreas de atuação, como garçom, serviços pessoais, transporte coletivo, vestuário e Metalmecânica, entre outros.

Durante a solenidade, Romanelli comentou que é necessário que os gestores públicos apliquem um grande “choque cultural” para mudar a realidade do Brasil, por meio da Educação. “Enquanto neste País, Educação não for a prioridade número um, dois e três não haverá mudança. É necessário investir mais em Educação de qualidade para que os jovens e os trabalhadores deste País possam ajudar o Brasil a crescer e se desenvolver, como acontecem em outros países onde a Educação é a prioridade, como o Japão”, enfatiza Romanelli.

O prefeito Celso Silva também lembrou que o apoio do Governo do Estado é extremamente importante para garantir qualificação e geração de empregos no município. “Hoje estamos com saldo positivo de geração de empregos, o que não ocorria há três anos atrás, quando não tínhamos cursos para ofertar aos nossos trabalhadores”, informa. Dos 245 trabalhadores certificados, 91 se qualificaram por meio do Projovem Trabalhador. Pelo Pronatec foram 143. Já o Planteq qualificou 11 trabalhadores.

Segundo Romanelli, desde 2011, quando teve formação a primeira turma de trabalhadores para obter certificação de qualificação profissional, muitos foram os trabalhadores qualificados. “Em Bandeirantes, só não fez curso de qualificação profissional quem não quis. Em 2014 manteremos a parceria para que aqueles que não fizeram, possam fazer um curso de qualificação profissional”, conclui Romanelli.

Parceria — A oferta de qualificação profissional somente foi possível graças à parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Prefeitura de Bandeirantes, que se uniram no propósito de oferecer aos trabalhadores a oportunidade de melhorar de renda, inserir-se ou manter-se no mercado de trabalho.

Foi o que aconteceu com a jovem Heloisa Pâmela Rosemari Furtado, 26 anos, que se qualificou para atuar no setor de vestuário. “Eu gosto de costurar. Toda a minha família atua neste setor e eu não queria que fosse diferente. Por isso optei por esse curso, para me qualificar e poder trabalhar com a mesma eficiência que os meus parentes trabalham”,diz.

O casal Marcela Cristina/Gerson da Silva Neto optou em junto se qualificar para o mercado de trabalho. Aos 23 anos, Neto afirma que participar do curso de Metalmecânica o ajudou a melhorar ainda mais o desempenho na profissão. Ele trabalha com funilaria e pintura e aproveitou o curso também para aprender mais sobre solda. “O curso me possibilitou um aumento em 50% dos meus rendimentos. Para quem quer aprender de verdade, o curso de qualificação é uma excelente oportunidade”, garante.

Já a esposa dele, Marcela Cristina, 28, optou pelo curso de Serviços Pessoais. “Atualmente eu trabalho como diarista, mas também atuo como manicure, pedicure e cabeleireira. Agora com a qualificação profissional minha clientela dobrou, melhorando muito mais os meus rendimentos mensais”, comemora.

O funcionário público Irineu Aparecido Fernandes, 55, frequentou o curso de Transporte Coletivo e Escolar. “Esse curso me possibilitou olhar de um modo diferente para as pessoas que transporto todos os dias, sobretudo as crianças. Todos os dias, a vida de dezenas de pessoas estão nas minhas mãos. Se eu não for qualificado para isso, posso prejudicar muita gente”, avalia.

Já o jovem Leandro Alves Saturnino, 28 anos, qualificou-se para atuar como garçom. Autônomo, ele tem na profissão que escolheu e se qualificou a oportunidade de crescimento profissional e sustento da família. “A qualificação possibilitou aumento em 100% das minhas atividades, com muito mais empresas contratando os meus serviços, graças ao bom desempenho e ao aprendizado obtido no curso”, conclui.

Ônibus para Apae — Paralelamente à solenidade de formatura, o secretário Romanelli e o prefeito Celso Silva entregaram também as chaves de um ônibus zero quilômetro para a Apae de Bandeirantes. O veículo é adaptado para transporte de alunos com necessidades especiais e foi adquirido pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal.

O deputado federal João Arruda também participou das solenidade de certificação dos trabalhadores qualificados e da entrega das chaves do ônibus à Apae de Bandeirantes.

 

Formandos Projovem Trabalhador DSC_0081 Leandro Alves Saturnino, 28 anos, Curso de Garçom Senac Romanelli, prefeito Celso e esposa Liane e alunas do curso de vestuário Irineu Aparecido Fernandes, 55 anos, Transporte Coletivo Senat Heloisa Pamela Rosemari Furtado, 26 anos, Vestuario Gerson da Silva Neto, 23, Metalmecânica Senai e Marcela Cristina de Oliveira, 28, Serviços Pessoais DSC_0085 Entega ônibus Apae DSC_0070

Deixe um comentário