O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) entregou nesta quinta-feira, 23, em Guapirama, equipamentos para clínica de fisioterapia e kits da agricultura familiar, assinou convênio para incentivar a produção de frutas e ainda inaugurou o Centro de Urgência e Emergência.

“É uma visita técnica, mas que tem o objetivo de entregar equipamentos importantes, tanto para a agricultura quanto à saúde. Um trabalho com o prefeito Pedro de Oliveira (MDB) e técnicos da saúde e agricultura do Norte Pioneiro”, disse o deputado.

Saúde

Na área da saúde, Romanelli entregou equipamentos para instalação da clínica de fisioterapia. A prefeitura ampliou a unidade básica de saúde. Romanelli e Pedro Oliveira inauguraram o centro de urgência e emergência, que vai garantir acesso rápido e atendimento com mais eficiência.

“É um investimento importante, que muda muito as condições de trabalho dos profissionais da saúde por conta dos equipamentos e de toda a estrutura para atender a população de Guapirama”, destaca Romanelli.

Agricultura

O deputado também entregou um kit completo para auxiliar na logística de transporte e manuseio de alimentos da agricultura familiar. O kit é composto por um veículo utilitário, lavadora de alta pressão elétrica, carrinhos de transporte, balança de piso, caixas monoblocos e pallets. O Estado investiu R$ 8,5 milhões para distribuir os kits a 105 prefeituras, incluindo Guapirama.

Romanelli também assinou convênio que garante investimentos estaduais para impulsionar a fruticultura em Guapirama, a exemplo do que já acontece em outras cidades do Norte Pioneiro. Segundo ele, somente em 2020, a Secretaria da Agricultura destinou mais de R$ 1 milhão em recursos para fomentar a atividade em 25 municípios paranaenses.

Com o incentivo, agricultores familiares vão receber 15 mil mudas de abacaxi e 800 mudas de maracujá. “A proposta é organizar a cadeia produtiva, qualificar a produção e ampliar a comercialização das frutas, gerando mais empregos e renda em toda a região”, explica o deputado.

O convênio destina recursos para municípios das regiões de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pitanga, Ponta Grossa e União da Vitória, com benefícios diretos para a agricultura familiar. “É resultado de um esforço conjunto de produtores, prefeituras, iniciativa privada, associações e pequenas cooperativas, aliados ao Governo do Estado”.

Além de Guapirama, no Norte Pioneiro foram atendidos também os municípios de Andirá, Assaí, Cambará, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Jaboti, Japira, Jundiaí do Sul, Nova Santa Bárbara, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, Tomazina e Wenceslau Braz.

Deixe um comentário