O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, anunciaram nesta quinta-feira (14/03), em Guarapuava, a linha de crédito Paraná Juro Zero, que vai conceder financiamentos de pequenos valores, sem cobrança de juros, para famílias empreendedoras que queiram montar ou ampliar seu negócio. “A nova linha de crédito é uma oportunidade para os pequenos empreendedores incrementarem seus negócios e fortalecer a economia de comunidades”, afirmou o governador.

As famílias inscritas no Programa Família Paranaense serão as primeiras a se beneficiar com a medida. “Esta é mais uma porta que o Governo do Estado está abrindo para a emancipação dessas famílias. Assim como assegurar o acesso aos diversos serviços – como saúde, educação, habitação – também vamos capacitar e mostrar um caminho para que elas escrevam uma nova história”, afirmou Fernanda Richa.

A nova linha de crédito concederá para uma família o empréstimo de R$ 300,00 a R$ 4 mil, com o pagamento em 10 ou 20 parcelas. Para isso, o Governo do Paraná está usando um fundo garantidor, que vai cobrir o custo das operações, para quem pagar as parcelas em dia.

A ação faz parte do programa Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, e conta com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que está treinando seus colaboradores e funcionários para atuar como agentes de crédito do Paraná Juro Zero.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, explica que o dinheiro poderá ser utilizado para a compra de máquinas, equipamentos, ferramentas, para reforma e ampliação de instalações e também como capital de giro, na compra de matéria prima para o negócio. “Vamos abrir o Paraná Juro Zero também para os empreendimentos da economia solidária, para os pequenos produtores da agricultura familiar, artesãos e outros públicos onde for preciso”.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o programa Paraná Juro Zero é inovador e será exemplo para todo o País. “O microcrédito democratiza o capital, cria uma cultura nova de empreendedorismo e atende aos trabalhadores que querem ser empreendedores”, disse.
Romanelli enfatizou que um dos maiores desafios do governo é atrair investimentos, gerar empregos e superar as profundas desigualdades sociais que ainda persistem no Paraná. “Ao criar o programa Paraná Juro Zero o governador Beto Richa demonstra que está empenhado em criar oportunidades de crescimento aos trabalhadores, comprometido com a redução da pobreza e com o desenvolvimento dos pequenos municípios. O Paraná Juro Zero, que atenderá prioritariamente famílias e trabalhadores dos municípios com menor Indice de Desenvolvimento humano ( IDH), será uma importante ferramenta de desenvolvimento regional e geração de emprego e renda”, disse Romanelli

Deixe um comentário