fbpx

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Senhor Presidente, Sr.as Deputadas e Sr.s Deputados, por primeiro queria parabenizá-lo e também os demais Deputados que integram a direção da Unale pela realização do evento no Paraná no próximo mês de junho.

Entendo que é fundamental esse encontro dos Legislativos Estaduais e ao mesmo tempo penso que é muito oportuno que todos os Deputados e Deputadas do Paraná possam participar do evento pelo menos por um ou dois dias, porque é muito bom mesmo esse contato com os Parlamentares de outros estados.

Então, queria dizer a V.Ex.a e reforço aqui, se me permite, uma convocação para que todos possam participar desse evento em Foz do Iguaçu. Por outro lado, Sr. Presidente, Sr.as Deputadas e Sr.s Deputados, gostaria de destacar que hoje participei, Deputado Pedro Lupion, dos 70 anos da fundação, da criação da Secretaria de Estado da Educação. E digo isso, Deputado Elio Rusch, porque V.Ex.a estava no Palácio, o Deputado Schiavinato estava no Palácio, estava também ainda o Deputado Marcio Nunes, o Deputado Luís Corti, o Deputado Hussein Bakri, enfim, demais Deputados que estiveram lá participando e sabem da importância, porque a Secretária da Educação Ana Seres fez um evento muito bonito na medida em que convidou os Ex-Secretários e Secretárias de Educação e os familiares para representarem a memória daquele que foi gestor de uma política pública tão importante, obviamente daqueles que já se foram. Mas, ao mesmo tempo, Deputado Pedro Lupion, foi o seu bisavô Moisés Lupion, eleito no dia 19 de janeiro de 1947, tomou posse em março e criou a Secretaria de Estado da Educação Estruturante, Secretaria de Estado da Educação e Cultura, que foi de fato muito importante para que pudéssemos ter um sistema estadual de ensino tão bom, tão importante para o nosso Estado como temos, interiorizando o nosso colégio. Aliás, teve a Irmã Diretora hoje do Colégio de Jacarezinho, que também fez 70 anos o colégio.

E digo isso no sentimento de que muitas vezes a crítica política que é feita exclusivamente para promover o desgaste deixa de reconhecer os avanços que estamos tendo.

Aliás, Deputado Pedro Lupion, V.Ex.a está coincidentemente aqui na minha frente, quero parabenizá-lo pois participou do evento sexta-feira em Ibaiti, a entrega das ordens de serviço do Programa Escola Mil, do Núcleo de Ibaiti, que é tão bem conduzido pela professora Arlete, e ao mesmo tempo com o Governador fez a entrega das chaves de 127 casas construídas pela Cohapar em parceria com a Caixa Econômica Federal, uma parceria que dá resultado porque sabemos que melhora a vida do nosso povo.

E essa obra, Deputado Lupion, foi uma obra extremamente importante, a entrega das casas, das ordens de serviço, que, aliás, não nesta semana, na outra, também estaremos fazendo no Núcleo de Jacarezinho com a professora Magda. Digo isso porque o Governador Beto Richa na sexta-feira, Deputado Guto Silva, estava na região central do Paraná, foi entregar um Centro Estadual de Educação Profissional, o 15.º de 18 obras que estão mudando a realidade da educação profissional no Estado do Paraná.

A primeira escola, Deputado Tadeu Veneri, a primeira escola com foco específico para atender a população indígena não só do Paraná, do Brasil. Um Centro Estadual de Educação Profissional que atenderá não apenas o aldeamento de indígenas existentes na região da Manoel Ribas, mas de todo o Estado do Paraná para formar profissionais que atuam nos aldeamentos. São 22 aldeamentos indígenas estruturados que temos no Estado. Digo isso porque esses projetos desses colégios, dessas escolas técnicas, desses Centros Estaduais de Educação Profissionalizantes fazem parte, Deputado Tadeu, do Programa Brasil Profissionalizado, parte dos recursos do Governo Federal que estavam os projetos guardados em uma gaveta.

E aí um grande mérito do Governador Beto Richa, que tirou da gaveta e transformou esses projetos em realidade. Sabemos que construir escola pública não é fácil, mas quem foi a Manoel Ribas, e creio que o Deputado…

Deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB): Um aparte, Deputado.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): … que o Deputado Bernardo Ribas Carli iria falar inclusive, o Deputado Bernardo Ribas Carli que participou lá representando o Legislativo Estadual, sabe o espetáculo de obra, moderna, bem construída, obra entregue à comunidade, bem estruturada em termos de profissionais na área da Educação. Digo isso porque não é possível mais que nós aqui do Paraná… Já lhe passo o aparte.

Conversei com vários dos Parlamentares que vieram do Brasil inteiro participar desse evento da Unale aqui no parlamento estadual e todos eles, todos eles queriam saber como é que o Paraná chegou à situação que chegou hoje, em uma situação não de sobrar dinheiro, Deputado Tadeu Veneri, mas de equilíbrio financeiro, de o Estado ter condições de fazer investimentos, coisa que estado algum do Brasil está conseguindo fazer. Pois não, Deputado Bernardo.

Deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB): Deputado Romanelli, só me somar aí ao seu discurso. Acompanhei a agenda do nosso Governador Beto Richa na última sexta-feira e a iniciamos por Manoel Ribas. Aqui quero reafirmar a inauguração do CEEP lá do município, que, como colocou, irá atender não só a comunidade indígena, mas toda a comunidade da região com cursos profissionalizantes.

Investimentos passados de R$ 6 milhões. Se não fosse o empenho do Governador Beto Richa, que nos últimos dois anos, com uma força-tarefa, por vários percalços que aconteceram, o empenho pessoal do Governador, da Secretária Ana Seres, da Prefeita Municipal de Manoel Ribas, não poderíamos estar lá inaugurando essa importante obra que não atende só Manoel Ribas, mas com certeza irá atender jovens e adultos de toda a região central do Estado do Paraná, o carinho com o Governador.

Lá a Prefeita relatou que há mais de 20 anos não era inaugurada uma obra de um colégio estadual naquele município. A agenda continuou com a inauguração de hospitais, a entrega de titulações fundiárias em Boaventura, recursos importantes em todos os municípios da região, como acontece no Estado do Paraná. Então, parabéns ao nosso Governador do Estado.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Muito bem. Agradeço a sua fala porque testemunhou e participou desse processo. Sabemos o papel que a educação profissional tem na vida de uma pessoa. Aqui nesta Casa tem vários Parlamentares que fizeram curso técnico e sabem o quanto isso diferenciou no mercado de trabalho. Um curso técnico hoje, para quem tem, ele ganha 25% a mais no mercado de trabalho ao ingressar nele.

Ou seja, um jovem que faz o ensino médio com curso técnico já vai ganhar 25% a mais do que quem faz só o ensino médio de educação geral. Pois não, Deputado Pedro.

Deputado Pedro Lupion (DEM): Deputado Romanelli, quero primeiramente agradecer pelas palavras referentes à família Lupion, ao Ex-Governador Moisés Lupion, meu bisavô, com quem infelizmente não tive a honra de conviver por muito tempo, mas a cada município que ando neste Estado, Deputado Romanelli, encontro uma senhorinha que foi professora nomeada por ele.

Todos os locais que vamos encontramos gente da educação que ajudou Moisés Lupion lá nos idos dos anos 40 a estruturar o que hoje é a nossa Secretaria de Estado da Educação, inclusive com obras importantes, como o Colégio Estadual do Paraná.

Para que toda a população saiba e os Deputados saibam, todas as escolas no interior do Estado que têm a sua entrada feita em arcos foram obras do Governo Moisés Lupion, seja do primeiro Governo ou do segundo Governo. Para mim é uma honra imensa poder carregar esse nome de um homem que lutou tanto pela educação. Mas, lembrando V. Ex.ª acerca do evento que participei… (É retirado o som.)

PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Para concluir, Deputado.

Deputado Pedro Lupion (DEM): … representando-lhe, inclusive com o Governador do Estado na cidade de Ibaiti, que o Deputado Mauro Moraes também estava presente, além de entregar as 127 casas, obra iniciada lá atrás pelo Prefeito Beto Regazzo e concluída agora pelo Prefeito Antonelli, a professora Arlete teve a honra de fazer o primeiro dos eventos do Escola Mil e entregar um cheque simbólico inclusive com a assinatura do contrato da empresa responsável, a Empresa Vanzeli, lá de Pinhalão, que vai realizar as obras em quatro escolas daquele Núcleo nessa primeira etapa para reforma, adaptação ou modernização, coisa que faremos na próxima semana em Jacarezinho também.

É o Governo do Estado investindo na educação e fazendo com que os alunos e a comunidade escolar tenham melhores condições de trabalho e de estudo. Obrigado, Deputado.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Eu é que agradeço. Mais à frente peço as V.Ex.as que nos ajudem aprovando a PEC que resolve a questão das Apaes e de outras entidades. Agradeço aqui.