O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) chamou atenção nesta quarta-feira, 18, que se encerram no próximo dia 7 de dezembro as inscrições gratuitas do 20º vestibular dos povos indígenas, que neste ano é organizado pela Uenp (Universidade Estadual do Norte Pioneiro). As provas serão nos dias 11 e 12 abril de 2021.

Romanelli é autor da lei que prevê a concessão de bolsa auxílio aos estudantes indígenas das universidades públicas. A bolsa, no valor de um salário mínimo, se estende do início ao final do curso e será acrescida de um quarto desse valor se o estudante indígena possuir família.

“A bolsa-auxílio significa a garantia mínima de estabilidade financeira, para os índios universitários viver em um centro urbano, na busca da ampliação dos conhecimentos e com o amparo do poder público”, destaca. 

Outra iniciativa de Romanelli, na presidência da Cohapar, foi a criação do programa Casa da Família Indígena que construiu moradias nas aldeias das comunidades indígenas no Paraná.

Cursos As inscrições do vestibular podem ser feitas no portal da Uenp e podem participar  estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não possuam curso superior. As vagas são para cursos de graduação ofertados pelas sete universidades estaduais – Uenp, UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e Unespar – e pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). No caso da escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence à uma comunidade indígena do território paranaense.

O processo de inscrição é totalmente eletrônico. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e anexar a autodeclaração e a carta de recomendação assinadas, respectivamente, pelo candidato e pelo cacique da comunidade. Na sequência, o interessado deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.

As provas serão realizadas em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados, farão as provas em locais indicados pela Comissão Organizadora do processo seletivo. O conteúdo cobrado é o abordado no Ensino Médio.

Outras informações sobre o vestibular na Comissão Universidade para os Índios da Uenp pelo número (43) 3511-3200 ou e-mail cuia@uenp.edu.br.

Deixe um comentário