fbpx

O prefeito de Nova América da Colina, Alexandre Ernesto Basso (PSDB), assinou nessa quinta-feira (23), em parceria com o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), o acordo de cooperação técnica entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o município.

O novo acordo possibilitará atendimento ampliado, por meio da Unidade Municipal de Cadastro (UMC), com a implantação da sala da cidadania digital do Incra e de portal de serviços prestados pela autarquia. Em fase de instalação nos municípios, o ambiente virtual disponibiliza serviços oferecidos pelo Incra como renegociação de dívidas e atualização cadastral de assentados, dados do INSS e informações sobre o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

As Salas da Cidadania funcionarão como um escritório do Incra nos municípios, o que proporcionará atendimento com mais proximidade aos proprietários de imóveis rurais que não precisarão ir até a capital para ter acesso aos serviços prestados. “O objetivo é que as Salas da Cidadania sejam uma representação do Incra nos municípios, formando uma forte rede integrada entre os governos federal e municipal, o que levará o serviço para mais perto dos proprietários”, afirma o superintendente do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes.

Para o deputado Romanelli, a implantação deste ambiente virtual é fundamental, pois facilita a vida dos proprietários rurais, principalmente na emissão de documentos importantes. “Além de renegociar dívidas, os beneficiários da reforma agrária poderão fazer atualizações cadastrais, solicitar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP-B), declaração de INSS e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural ou apresentar demandas do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Pronatec. Quer dizer, os proprietários não terão mais o trabalho de virem à Curitiba”, afirmou.