fbpx

Por: Jaime S. Martins

27410033276_caa1b99fb6_z (1)A noite de sexta-feira (3) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi marcada pela posse da nova diretoria da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) para o período 2016/2017. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), que enalteceu a posse de um paranaense – João Krainski Neto – como presidente da Confederação. “Muito bom ver um paranaense em uma função que é presidir a Confederação Maçônica do Brasil. A maçonaria é uma instituição que se confunde com a história da própria humanidade e tivemos grandes brasileiros em momentos decisivos do país integrando a ordem maçônica. Há pessoas de todas as religiões integrando essa instituição que, além de aspecto filosófico, tem o aspecto da caridade, da filantropia e da benemerência”.

27410042806_821ce6f318_zRomanelli lembrou que a escolha da sede do Poder Legislativo para a posse do novo presidente foi feita pela própria COMAB e que isso valoriza ainda mais o Legislativo paranaense.

O novo presidente, João Krainski Neto, sucederá a Amílcar Silva Júnior. Ele é natural de Agudos do Sul e falou da responsabilidade em assumir a função, principalmente pelo bom trabalho realizado pelos antecessores. “A maçonaria tem se projetado ao longo da história do Brasil. Os que me antecederam já fizeram trabalhos muitos virtuosos e a responsabilidade é muito grande”, disse. “A nossa tarefa, a partir de hoje, é coordenar o trabalho de mais de vinte Grandes Orientes pelo Brasil e esses maçons todos estão esperando que a maçonaria esteja presente nos dias atuais da história que está aí acontecendo. A maçonaria fará a sua parte com responsabilidade, como sempre fez”, completou.

27444370725_80b6349e0d_zTão logo assumiu a Presidência da COMAB, Krainski Neto empossou os demais integrantes da nova diretoria: como vice-presidente Gilberto Lima Silva, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia; como orador, Noê Paulino de Carvalho, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Autônomo do Maranhão; e como tesoureiro, Marcos Alberto Moreira de Menezes, Grão-Mestre do Grande Oriente Amazonense. Também foram empossados os integrantes do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes.

Participaram da cerimônia, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, representando o governador Beto Richa (PSDB); o secretário Municipal de Defesa Social Renê Roberto Witek, representando o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT); o ex-governador e presidente do BRDE, Orlando Pessuti; e o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira.

27372178381_32bec6d0cf_zHomenagem – A comenda Grã Cruz, que é concedida pela COMAB a pessoas físicas e jurídicas que, de alguma forma, tenham desenvolvido projetos ou ações que contribuíram para conscientização e/ou erradicação da corrupção e para conscientização da ética e da moralidade foi destinada ao juiz federal Sérgio Moro e ao procurador da República, Deltan Dallagnol.

O secretário-geral da Comab, Rubens Franz, destacou que a homenagem aos dois se dá pelo trabalho desenvolvido na história recente do país. “Eles são ícones do Brasil e serão ícones da história brasileira. Eles, e as equipes, representam todo um sentimento do cidadão brasileiro, ou a grande maioria, de virar uma página na história e que o Brasil efetivamente passe a ter gestões públicas eficazes, aplicando bem os recursos públicos em prol do cidadão”.

26836627303_bc58f07b04_zForam homenageados com a “Medalha de Grande Reconhecimento” o deputado Romanelli, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja da Bahia, Jair Tércio Cunha Costa e o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Noal Berbigier. Essa é a mais alta condecoração concedida pelo Grande Oriente do Paraná a cidadãos prestadores de excepcionais serviços à ordem, à Pátria ou à Humanidade e aos que se empenham na defesa dos ideais maçônicos.

Fonte: Alep/Site

Dálie Felberg/Alep