fbpx

29391500312_3a67e71ac1_zAlguns são discípulos de São Tomé e precisam “ver para crer”.

Hoje começam chegar à frente do Palácio Iguaçu as 200 novas viaturas que atenderão Curitiba e região metropolitana. Inclusive, como todos sabem, numa inovação em relação à atuação de policiamento preventivo. No caso de Curitiba e região metropolitana, utilizando um instituto, previsto na legislação, de locação das viaturas.

Por que esses veículos foram locados? Porque precisamos deles rodando 24 horas em Curitiba e região metropolitana.

Os veículos não podem ficar parados em manutenções que acabam tirando o policiamento da rua que tanto demanda a população de Curitiba e RMC.

Estão chegando aqui hoje 50 viaturas policiais. Ao todo, são 200 viaturas que chegarão durante todo o mês de setembro. Essas 50 viaturas já estarão ainda esta semana, após fazerem os cartões de combustível, nas ruas para poder atender a demanda da cidade de Curitiba.

Isso nos dá a garantia de termos durante 24 horas viaturas que trabalham em Curitiba com pleno funcionamento. Temos policiais, planejamento estratégico da Polícia Militar, mas ao mesmo tempo precisamos ter condições adequadas para que a polícia possa trabalhar.

Além dessas 200 viaturas locadas para Curitiba e RMC, o governo já lançou o edital para fazer a compra de 1000 viaturas novas para a polícia.

Faremos a compras dessas viaturas e substituiremos os antigos veículos que dão manutenção muito elevada. Vamos manter apenas os veículos novos e renovar a frota da segurança pública. Queremos ver o policiamento na rua.

Ninguém vai ter mais desculpa para dizer que não tem viatura, pois elas estarão nos batalhões e estarão operacionais. Porque se a viatura estragou ou estiver com algum problema de manutenção, imediatamente será substituída por uma viatura reserva. Não teremos a interrupção do funcionamento desses veículos na 24 horas do dia, dependendo exclusivamente do trabalho feito pelo comando do policiamento da capital que tema responsabilidade de dar operacionalidade e atender aquilo que espera o povo curitibano e também os nossos metropolitanos.

O governador Beto Richa está cumprindo o que falou. Estamos em uma época de crise, o Brasil imerso em crise, numa recessão dura, mas estamos aqui fazendo um esforço e aplicando naquilo que é essencial. O governo atender a segurança pública, não faz nada mais do que sua obrigação.

Mas é só ver as viaturas aqui para perceber que estamos conseguindo vencer dificuldades e fazer o que tem que ser feito. Porque ficar reclamando das dificuldades, sinceramente, não adianta nada. O que nós precisamos é de solução, precisamos avançar.

Aparte deputado Cobra Repórter: Quando irão mais viaturas ao interior do estado? Porque bandido tem em todo o lugar.

Deputado Romanelli: O fato é que vivemos uma endemia, não só no Paraná, mas em todo o país. Temos a compra de 1000 viaturas e agora tudo o que o governo está fazendo, fará de 1000. Nós lançamos o projeto Escola1000. Dia 27 de setembro, 1000 escolas serão reformadas. Cada uma com, no mínimo, R$ 100 mil reais de recursos. E onde será aplicado o dinheiro, é escolhido pela comunidade escolar.

As 1000 novas viaturas para atender todos os municípios do Paraná. Faremos renovação da frota onde for necessário. O estudo será técnico e não político. Mas o deputado Cobra que conhece bem a região onde ele representa, sabe disso. E é claro que vossa excelência pode opinar sobre este assunto, pois conhece a realidade.

Claro que o critério é técnico, mas todos os deputados conhecem as necessidades e certamente poderão trabalhar sobre o tema. E vamos resolver esse problema das viaturas, como também teremos que votar aqui a criação do fundo rotativo para a PM, fazer a manutenção dos pequenos reparos. Uma importante questão a também ser resolvida. Temos que resolver os problemas aqui, não adianta ficarmos dizendo que não dá. Temos que atender o povo que espera resultado do governo.

Não adianta ficarmos reclamando e dizendo que as coisas estão difíceis. Então quero dizer aos deputados, tanto da situação quanto da oposição, que se quiserem ir até o Palácio e fazer uma selfie para ajudar a divulgar que o governo Beto Richa está fazendo e cumprindo aquilo que é necessário fazer.

Vou repetir: o governo atender a área da segurança pública não faz mais que obrigação. Mas é bom ver o governo preocupado em resolver os problemas graves que nós temos e atender a demanda da violência de Curitiba e RMC.

Sabemos que a violência é um problema muito mais amplo do que carro de polícia na rua. O temo é muito mais complexo e tem que ser enfrentado de uma forma muito mais bem articulada com toda a sociedade. Mas indiscutivelmente, vamos ter viatura 24 horas por dia sem parar em Curitiba. Porque essas viaturas são locadas, é um sistema novo, vamos ver se dá certo, espero que dê. É uma inovação que pode ser importante. Espero que o resultado seja bom e que satisfaça a todos aqui.