fbpx

PM do Paraná recebe reforço de 3,4 mil policiais militares

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) acompanhou nesta segunda-feira (27) o anúncio do governador Ratinho Junior (PSD) da contratação de mais de 3,4 mil policiais militares. De imediato, serão contratrados dois mil policais militares e 400 bombeiros e nos próximos dias, outros mil militares serão convocados pelo governador. “Será um grande reforço à segurança nas cidades paranaenses. Os novos policiais, após o curso de formação, serão lotados nos batalhões e companhias da Polícia Militar do Paraná”, destaca Romanelli.

“A convocação dos policiais militares e bombeiros, aprovados em concurso, mostra o compromisso do governador Ratinho Junior com a grande demanda apresentada pelos prefeitos e lideranças em relação à garantir maior esforço na segurança das cidades paranaenses”, completou,

A Secretaria Estadua de Segurança espera que os novos policiais e bombeiros militares tomem posse até agosto e estejam disponíveis para as atividades de formação. “É um fortalecimento da segurança pública do Estado, uma modernização que fazemos com novas viaturas, helicópteros, drones e inclui que também o aumento do contingente. Segurança pública é feita de duas formas: com a presença física do policial, e também com tecnologia e inteligência”, disse o governador Ratinho Junior.

As contratações vão permitir, segundo o secretário Wagner Mesquita, um replanejamento nos batalhões e companhias da PM. A ampliação do efetivo fará diferença nas ruas. “A presença do policiamento preventivo e ostensivo é muito importante. Assim que esses novos policiais estiverem prontos para ir para as ruas, a Polícia Militar terá um tempo de resposta menor e uma presença muito maior, e os crimes de ocasião tendem a cair muito”, afirmou.

PATRULHA RURAL – Romanelli acompanhou ainda o governador na assinatura do decreto de criação do curso de capacitação em patrulha rural comunitária que contempla a implementação de tecnologia aplicada ao desempenho da segurança pública e tem o objetivo de melhorar, aperfeiçoar e dinamizar os serviços prestados na resolução de problemas na área rural. O curso é resultado de uma interação entre Polícia Militar e a Federação da Agricultura do Paraná.}

Entre as disciplinas estão abordagem policial, defesa pessoal, direção defensiva com viaturas de tração 4×4, interação comunitária e cadastro rural, policiamento ostensivo em ambiente rural, doutrina de patrulha rural, legislação ambiental aplicada, sobrevivência policial, entre outras.

“Com a ativação da Patrulha Rural Comunitária teremos, a partir de agora, 76 equipes operando em todo o Estado, atendendo as necessidades do campo. Para isso, formamos os policiais militares para atuar na área rural e estamos entregando novas caminhonetes para essa atividade”, destacou o coronel Hudson Teixeira, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.

(com informações da Agência Estadual de Notícias)

Deixe um comentário