A Assembleia Legislativa aprovou a entrega de menção honrosa, proposta pelo deputado Romanelli (PSB), a professora Esméria de Lourdes Savelli, secretária de Educação de Ponta Grossa. “É mais um reconhecimento ao excelente trabalho da professora Esméria, pelos projetos que desenvolve na Secretaria de Educação de Ponta Grossa, pela contribuição à educação pública do Paraná e pela defesa que faz da missão dos professores na formação dos estudantes como cidadãos dignos, agentes de sua própria história na sociedade”. disse o deputado.

No requerimento aprovado, Romanelli afirma ainda que a menção honrosa entregue à professora denota por “sua competência frente à Secretaria de Educação de Ponta Grossa, a enobrecer e encorajar todos quantos pensam na liberdade de cátedra, no pluralismo de ideias, na gestão democrática da escola e inclusão escolar”. A menção foi realizada no mesmo dia da rejeição ao projeto conhecido como “escola sem partido”.

“Todo reconhecimento, especialmente quando vem de fora, é muito importante. Eu agradeço ao deputado e estendo o reconhecimento pelo nosso trabalho a todos os profissionais da Educação e também aos alunos da nossa cidade. É por eles que nós trabalhamos e nos capacitamos cada vez mais, aprimorando dia a dia a prática escolar”, disse Esméria Savelli.

De 7 a 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou ou VII Congresso de Educação, com o tema Narra Ponta Grossa: A história do menino que lia o mundo – Gestão Democrática e Justiça Social. O tema fazia referência a Paulo Freire.

Esméria Savelli também destacou a relevância de que os agentes políticos estejam sempre atentos à área da Educação, ajudando a desenvolvê-la em sua plenitude. “A Educação merece a atenção de toda a sociedade, mas a classe política tem um papel fundamental. Quando temos agentes dispostos a melhorar a Educação e a aumentar a sua qualidade, trabalhando a favor dela, quem ganha é toda a comunidade escolar. Meus agradecimentos ao deputado pela Menção Honrosa”, declara a professora Esméria.

Sobre a Secretaria de Educação de Ponta Grossa

Ponta Grossa tem evoluído muito na área da educação pública, na Educação Infantil (até 5 anos) e nos anos iniciais do ensino fundamental (até 10 anos). Atualmente contando com 85 escolas de ensino fundamental e 65 centros municipais de educação infantil, a cidade possui 31,5 mil alunos matriculados. No total, 75% das crianças já frequentam em Tempo Integral – a meta é 100% até 2025. Na educação infantil (até 5 anos) esse número já é de 91%. As vagas ofertadas no ensino fundamental em tempo integral passaram de 390 em 2012 para quase 14 mil em 2019 – aumento de 3.408%. A Educação Infantil de 4 e 5 anos, que é obrigatória, tem 100% da demanda atendida pelo sistema público, sem uso de vouchers. As escolas servem 16 milhões de refeições por ano.

Deixe um comentário