fbpx

Programa Telessalas do Trabalhador reinicia aulas no dia 1° de agosto

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, profere nesta quinta-feira ( 01) aula inaugural do programa Telessalas do Trabalhador, executado em parceria com o Instituto Federal ( IFPR) e prefeituras municipais. As aulas são transmitidas, via satélite, ao vivo, com o acompanhamento de um tutor local, para 123 Telessalas instaladas em todo o Estado.

O módulo que terá início na quinta-feira terá as disciplinas de Informática Básica e Direitos e Deveres do Trabalhador. Cada módulo tem duração aproximada de um mês. São quatro aulas, ministradas por professores do IFPR, que ocorrem às quintas feiras nas telessalas localizadas nas agências do Trabalhador. Até o final do ano serão mais três módulos e 6 novas disciplinas.

Segundo Romanelli, o programa é um exemplo de parceria bem sucedida entre as várias instâncias governamentais e deverá ser ampliado gradativamente para todas as 220 agências do trabalhador do Estado.

“Na primeira etapa do programa, oferecemos cursos para mais de 4 mil trabalhadores. Nesta nova etapa, pretendemos qualificar mais 5 mil pessoas. Temos um excelente parceria com o IFPR e queremos ampliar o programa, que efetivamente consegue preparar os trabalhadores para o ingresso, a permanência e a progressão no trabalho”, afirmou Romanelli.

Segundo Ângela Carstens, coordenadora estadual do programa Telessalas, cerca de 120 agentes regionais do Programa de Orientação Profissional (POP) foram treinados para atuarem como tutores “ No início de julho, capacitamos os servidores que atuarão na ponta e orientarão os alunos .Até o momento mais de 700 pessoas já fizeram a inscrição para o primeiro módulo, mas ainda há tempo de se inscrever, basta apenas procurar a agência do trabalhador mais próxima, realizar a inscrição e participar das oficinas”, explicou Angela.

O objetivo principal do programa é preparar o trabalhador para entrevistas e processos seletivos a que se submeta. Para isso foram desenvolvidas as oficinas de melhoria das competências para o trabalho. Marketing pessoal e profissional, relações interpessoais, Inglês , empreendedorismo, Portugues e Matemática Básicas são algumas das oficinas que são oferecidos aos trabalhadores.

As aulas são gratuitas e o trabalhador inscrito receberá apostila de cada disciplina e ao final de cada módulo, receberá certificação.

Trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária fazem parte do público alvo das Telessalas do Trabalhador.

Serviço:

Aula inaugural do Programa Telessalas do Trabalhador

Data: 01/08/2013

Horário: 14h ( inicio da transmissão para as Telessalas)

Local: Estúdio de tevê do Câmpus EAD do Instituto Federal do Paraná- IFPR

Rua Alcides Arcoverde 1225, bairro Jardim das Américas

 

 

Deixe um comentário