fbpx

unnamed

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) apresentou na Assembleia um novo projeto que obriga os estabelecimentos bancários e financeiros localizados Paraná, oficiais ou particulares, aumentar a segurança de seus caixas eletrônicos e bancos 24 horas com a instalação de um dispositivo de “entintamento de cédulas” que seja acionado automaticamente no caso da tentativa de arrombamento.

“Entintamento” é o nome dado aos sistemas de proteção de dinheiro por tinta indelével. “Os criminosos rapidamente aprendem que onde existe proteção por entintamento é impossível ter acesso ao dinheiro. A proteção por tinta é considerada hoje, no mundo todo, como o meio mais seguro e eficiente de proteger o dinheiro, os negócios e a vida humana”, justifica Romanelli.

O projeto estabelece que o dispositivo instalado deve garantir o “entintamento” de um mínimo de 98% das cédulas existentes no caixa eletrônico. A tinta a ser utilizada no dispositivo deve estar de acordo com a certificação e as orientações técnicas do Banco Central do Brasil. O projeto inclui ainda as caixas econômicas, sociedades de crédito, associações de poupança, suas agências, postos de atendimento, subagências e seções e as cooperativas singulares de crédito.