fbpx

Regionais realizam oficinas de segurança alimentar

A Secretária do Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove na quarta ( 19) e quinta-feira ( 20) a 1ª etapa das oficinas regionais de formação em segurança alimentar e nutricional no Interior do Estado. O objetivo dos encontros que acontecerão em todos os escritórios regionais da Secretaria é qualificar as lideranças e gestores da administração pública municipal sobre a política de segurança alimentar e nutricional e de construirem as instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona- Sisan no Estado.

Para o secretário Luiz Claudio Romanelli, que também preside a Câmara Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional- Caisan. no Paraná, o principal desafio em relação às política de segurança alimentar é integrar e articular os esforços entre as várias áreas do governo e da sociedade civil para formular,implementar e monitorar essa política de forma intersetorial.

“No Paraná, temos 91 conselhos municipais formados e queremos que todos os municípios tenham conselhos constituídos. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. É no âmbito do sistema de segurança alimentar e nutricional que devem ser definidos a destinação dos recursos para programas como cozinhas e hortas comunitárias, restaurantes populares, padarias comunitárias e outros programas. A segurança alimentar e nutricional é responsabilidade coletiva e deve ser buscada de forma participativa, para garantia do direito à alimentação adequada e da soberania alimentar”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho, Iva Sandra Ferreira de Morais, um dos objetivos das oficinas é ampliar a discussão sobre o Sistema de Segurança e seus componentes e o processo de adesão dos municípios. “ Pretendemos criar grupos de referência no âmbito das 18 regionais da Secretaria. Outro objetivo é sistematizar esta experiência, para que a metodologia aplicada nos municípios para a implantação do Sisan possa ser utilizada como referência para outros estados. Grande parte dos palestrantes serão os próprios conselheiros regionais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, que participaram de capacitação ministrada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome- MDS . Queremos fortalecer as lideranças regionais e agilizar as discussões municipais que devem anteceder a criação dos componentes de adesão ao Sisan”.

 

Oficinas de Segurança Alimentar e Nutricional

Dia 19/06- Quarta-feira

Cianorte

Local: Buffet Boa Mesa.

Endereço: Rua Curitiba, 1215.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Foz do Iguaçu

Local: Hotel Foz do Iguaçu.

Endereço: Av. Brasil, 94.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Jacarezinho

Local: Campus UENP (Antiga FAFIJA).

Endereço: Espaço PDE – Rua Pedro Mello. 1200.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Pato Branco

Local: FADEP – Faculdade de Pato Branco.

Endereço: Rua Benjamim Borges dos Santos, 1100.

Horário: 09:00 às 18:00 horas.

 

Ponta Grossa

Local: Hotel Slaviero Executive.

Endereço: Rua Jacob Holzmann, 219.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

União da Vitória

Local: Centro Universitário União da Vitória.

Endereço: Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Dia 20/06/2013:

 

Campo Mourão

Local: Buffet Joana.

Endereço: Rua Prefeito Brzezinski, 1520.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Cascavel

Local: Buffet Palacius.

Endereço: Rua Anibal Curi, 460.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Maringá

Local: Centro Universitário CESUMAR.

Endereço: Av. Guedner, 1610.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

 

Paranavaí

Local: UNIPAR – Universidade Paranaense.

Endereço: Av. Humberto Brunning, 360.

Horário: 09h00 às 18:00 horas.

Deixe um comentário