fbpx

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), participou, nesta terça-feira (24), da reunião entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) e a governadora do Estado Cida Borghetti. Durante o encontro, os representantes apresentaram as principais demandas da categoria e debateram questões sobre a melhoria do sistema prisional paranaense.

A governadora garantiu logo no início da reunião que será atendida a reivindicação dos agentes da criação de uma secretaria própria para o sistema penitenciário, uma defesa que vem sendo feita pelo sindicato como forma de valorização da categoria. “Vamos criar uma secretaria nos moldes do Estado de São Paulo. Dentro de alguns dias, divulgaremos o titular da pasta”, disse a governadora.

Romanelli reforçou a importância que a categoria tem para a segurança pública do estado. “Para conhecer os problemas do sistema penitenciária, ninguém melhor que os próprios agentes. Por isso é necessário que o Governo do Estado ouça o que a categoria tem a pontuar. Este é o melhor caminho para encontrar soluções e termos uma boa gestão na área”, disse.

O sindicato reafirmou a importância de que a nova secretaria seja comandada por um profissional da carreira dos agentes penitenciários que conheça os problemas enfrentados pelos servidores da área.

“Não podemos mais seguir como apêndice de outras secretarias. Temos necessidades específicas e uma secretaria própria é uma forma de garantir que recebamos a atenção devida do Estado”, defendeu a presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski.