O deputado Romanelli (PSB) cumprimentou nesta terça-feira, 23, o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo, que recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor do Paraná, concedido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). “O prefeito Hiroshi Kubo é conhecido pelo seu dinamismo e empreendedorismo. E através do programa que atende a agricultura familiar, especialmente o produtor rural, ele ganhou o prêmio do Sebrae, um grande reconhecimento da sua administração, que é efetiva e que a cada dia mais ajuda a nossa gente de Carlópolis”, disse Romanelli.

O programa desenvolvido por Hiroshi em Carlópolis foi classificado em primeiro lugar na categoria “pequenos negócios no campo” entre 41 selecionados para a disputa final pelo Sebrae. “Agradeço a todos que apoiaram a iniciativa de ajudar os pequenos produtores do campo. Eles se reuniram em torno de cooperativas e de associações para enfrentar as dificuldades e concorrer com as grandes empresas e fazendas. Esse foi um dos pontos do projeto, apoiar os pequenos produtores em associações e cooperativas”, disse o prefeito.

Romanelli fez questão de destacar a importância do prêmio recebido pelo prefeito de Carlópolis. “O que tem acontecido em Carlópolis é um grande exemplo para o Norte Pioneiro. A nossa região precisa trabalhar melhor essa questão de associativismo e cooperativismo. Outras regiões do Estadio têm crescido e se desenvolvido justamente por essa união”, afirmou Romanelli.

Das 399 prefeituras paranaenses. 133 concorreram ao prêmio Sebrae, 41 foram classificadas para a final e oito venceram nas suas respectivas categorias: Políticas Públicas – Ponta Grossa (prefeito Marcelo Rangel); Compras Governamentais – Londrina (prefeito Marcello Belinati); Pequenos Negócios no Campo – Carlópolis (prefeito Hiroshi Kubo); Inovação e Sustentabilidade – Pato Branco (prefeito Augustinho Zucchi); Empreendedorismo nas Escolas – Marechal Cândido Rondon (prefeito Márcio Rauber); Desburocratização e Implementação da Rede Simples – Guarapuava (prefeito Cesar Silvestre Filho); Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico – Curitiba (prefeito Rafael Greca); Inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual – Foz do Iguaçu (prefeito Francisco Lacerda Brasileiro). A etapa nacional do concurso será em Brasilia no dia 5 de junho e Carlópolis vai representar o Paraná em sua categoria.

Sebrae premia oito categorias de apoio ao empreendedorismo

O prêmio do Sebrae, criado no ano 2000, conta com oito categorias e nesse ano bateu recorde de inscritos, com 133 municípios. Desses, 41 foram finalistas e oito premiados. Os vencedores estaduais concorrem à etapa nacional do prêmio, em junho.

“Esses municípios premiados vêm se destacando com ações efetivas de apoio aos empreendedores de várias formas, com desburocratização, inovação, educação empreendedora, legislação para pequenos negócios”, disse Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae no Paraná.

O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou o papel do Sebrae no apoio ao pequeno e microempresário no país ao longo das últimas décadas e disse que ainda há muito a ser feito. “Temos um potencial que nem sabemos o seu real tamanho. Mas o Sebrae tem tecnologia e preparo para fazer o Brasil se desenvolver”.

O governador em exercício, Darci Piana, enfatizou que ajudar o empreendedorismo também ajuda o Estado a se desenvolver. “Faz bem ao município, ao Estado e ao Brasil”, afirmou.

Em 2019, foram finalistas da etapa Paraná os prefeitos de Ponta Grossa, Mato Rico, Telêmaco Borba, Guarapuava, Irati, Nova Tebas, Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José dos Pinhais, Maringá, Araruna, Goioerê, Sarandi, Umuarama, Marialva, Londrina, Andirá, Carlópolis, Jacarezinho, Ubiratã, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Tupãssi, Pato Branco, União da Vitória, Barracão e Santo Antonio do Sudoeste.

Deixe um comentário