fbpx

Nesta segunda-feira (7), o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e presidente do Fonset, Luiz Claudio Romanelli, participou em Brasília do primeiro Seminário de Promoção de Política Nacional do Emprego e Trabalho Decente da região Centro-Oeste.

No evento, foi lançada a proposta de criação de um Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente, nos moldes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social. O seminário é continuidade do processo de implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente, sendo o primeiro de uma série de 5 seminários regionais, como parte do compromisso assumido pelo MTE na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD). Os seminários ocorrerão entre os dias 7 de outubro e 10 de dezembro nas cinco regiões brasileiras. Os eventos serão coordenados pelo MTE numa parceria com o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) e com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Foram apresentados no seminário, o Relatório Final da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD); o relatório do Exercício de Monitoramento do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente, além da proposta de construção do Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente, nos moldes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social.

O seminário teve participação de representações de empregadores, trabalhadores e governo e as presenças do ministro do Trabalho, Manoel Dias,diretor-geral do OIT, Guy Ryder ; da diretora do escritório da OIT no Brasil, Lais Abramo; do governador do Distrito Federal; Agnelo Queiroz; do presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Quintino Severo;

Trabalho Decente – O Brasil se tornou o primeiro e único país no mundo a sediar uma Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, consagrando o Trabalho Decente como elemento central na luta pela superação da pobreza. A I CNETD aconteceu em agosto de 2012 e envolveu um amplo diálogo social, com participação das entidades sindicais, patronais e membros do governo. Na Conferência foi aprovado o Relatório Final, com 225 propostas para a construção de uma Política Nacional Trabalho Decente.

Serviço:

Assunto: Seminário de Promoção de Política Nacional do Emprego e Trabalho Decente da região Centro-Oeste,

Data: Segunda-Feira (07) às 14:30hs

Local: Auditório do edifício sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília

Deixe um comentário