fbpx

O secretário  do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli inaugurou no final da tarde desta quinta-feira, 19, o prédio que abriga a Agência do Trabalhador de Cambará. O novo imóvel pertence ao Governo do Paraná e foi cedido à SETS para prestar atendimento ao trabalhador, tanto na oferta de cursos e intermediação de mão de obra, quanto na prestação de serviços visando ao empreendedorismo e geração de emprego e renda.

Romanelli destacou a parceria do município com a SETS, visando o desenvolvimento local e sustentável, por meio da geração de emprego e da melhoria das condições de empregabilidade. “Cambará é um município industrializado e a parceria entre a SETS e Prefeitura garante que os trabalhadores sejam qualificados e preparados para ocupar as vagas que sempre estão disponíveis no município”, comenta Romanelli.

FORMATURA — Na inauguração da nova sede da Agência do Trabalhador de Cambará, o secretário do Trabalho também fez a entrega de certificados de conclusão de cursos a dez alunas que se qualificaram em Corte e Costura, em curso executado pelo Senai/PR, por meio do Plano Territorial de Qualificação, o Planteq. Romanelli também informou que, para 2014, vários cursos serão executados em todo o Paraná, por meio de parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipais.

“Nós podemos demandar todos os cursos que nós precisamos. E mais: nós conseguimos aqui no Paraná, por causa da parceria com os governos federal e estadual, com as organizações do Sistema S [Senai, Senac, Senat e Senar] e do Instituto Federal do Paraná, fazer com que os cursos de qualificação profissional cheguem de fato ao trabalhador, na mais distante localidade”, anuncia o secretário do Trabalho.

Romanelli acrescenta que as mudanças recentes obtidas em todo o Estado com as ofertas de qualificação profissional são evidentes. “Antigamente, para se fazer um curso profissionalizante o aluno tinha de se deslocar para municípios maiores, onde tivesse uma instituição que executasse o curso. Hoje a instituição vai onde o aluno está, facilitando a qualificação e a inserção no mercado de trabalho”, comemora.

O prefeito de Cambará, João Mattar Olivato também enfatizou a importância da qualificação profissional para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Parabéns a todas as alunas do curso de Corte e Costura. Usem essa importante ferramenta, que é o conhecimento, para colocar dentro da casa de vocês o sustento e o desejo de transformar o mundo à sua volta, por meio do trabalho, que é isso que todos temos de fazer. As mudanças que tanto almejamos, dependem de cada um de nós, do nosso trabalho e do nosso compromisso com a localidade onde vivemos”, conclui o prefeito de Cambará.

PLANTEQ — O Plano Territorial de Qualificação – Planteq faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal. Ele oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, afrodescendentes, indiodescendentes, pessoas com deficiência e com mais de 40 anos de idade.

Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, em consonância com a Política Estadual de Trabalho e Renda, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, consequentemente, a pobreza da população.

A nova Agência do Trabalhador de Cambará recebeu as bênçãos do padre José Maria, que também comemorou, na mesma data, 15 anos de sacerdócio e dedicação à obra religiosa. A solenidade contou também com a participação do chefe regional da SETS, Dirceu Rodrigues, da gerente do Senai de Santo Antônio da Platina, Elizandra Maria Lauro Estefanuto, do presidente da Câmara Municipal, João Antonio Tinelli e dos vereadores Raffaello Frascati, Renato Rodrigues Ferreira e Walcir Joaquim, além de representantes da SETS, Senai, Prefeitura e familiares das alunas qualificadas.

Secretário do Trabalho inaugurou prédio da Agência do Trabalhador
Secretário do Trabalho inaugurou prédio da Agência do Trabalhador
Romanelli assina certificados expedidos pelo Senai/PR; curso foi realizado com recursos do Planteq
Romanelli assina certificados expedidos pelo Senai/PR; curso foi realizado com recursos do Planteq

 

“Nós podemos demandar todos os cursos que nós precisamos", garante secretário Romanelli
“Nós podemos demandar todos os cursos que nós precisamos”, garante secretário Romanelli
João Mattar Olivato, prefeito de Cambará, parabenizou formandas pela conquista do certificado de conclusão de curso de qualificação profissional
João Mattar Olivato, prefeito de Cambará, parabenizou formandas pela conquista do certificado de conclusão de curso de qualificação profissional

 

Padre José Mário, que comemora 15 anos de sacerdócio, abençoou as novas instalações da Agência do Trabalhador de Cambará
Padre José Mário, que comemora 15 anos de sacerdócio, abençoou as novas instalações da Agência do Trabalhador de Cambará

Deixe um comentário