O deputado Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 9, que os médicos veterinários são de extrema importância porque a contribuição dos profissionais para a segurança alimentar são fundamentais a economia do Paraná. “Uma profissão de extremo valor com ampla atuação, ainda mais no Paraná, estado que tem no agronegócio a sua principal força econômica. A presença deles no campo é a garantia de maior produtividade e de qualidade dos alimentos”, disse Romanelli na sessão em homenagem ao Dia Estadual do Médico Veterinário realizada na Assembleia Legislativa.

Na sessão, proposta por Romanelli, médicos veterinários e entidades de classe foram homenageados com a entrega de menções honrosas. “Essa homenagem congrega entidades e profissionais que têm tido um papel absolutamente preponderante no desenvolvimento do estado e do país, especialmente na área da agroindústria”, disse o deputado.

“E no Paraná, temos uma categoria de médicos veterinários extremamente importante para a economia. Uma vez que são profissionais responsáveis por parte da produção de proteína animal. Além disso, atuam no atendimento de animais de pequeno e médio porte. O fato é que os médicos veterinários são profissionais importantes para o Paraná”, reforçou Romanelli.

Homenagens – Na sessão, 16 médicos veterinários foram homenageados pelos serviços prestados no fortalecimento do exercício da medicina veterinária no Paraná. Receberam menção honrosa o Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Paraná, Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná, Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária, Academia Paranaense de Medicina Veterinária, Associação Nacional de Clínicos Veterinários – Regional Paraná, Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários, Sociedade de Médicos Veterinários de Eqüinos e a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal.

O coordenador geral do fórum de entidades de classe, Cesar Amim Pasqualin, destacou o papel dos médicos veterinários junto à agroindústria paranaense e às questões ambientais. “Esses profissionais e entidades de classe que foram homenageados nesta sessão sabem agora que seus trabalhos foram observados e valorizados pelos seus colegas veterinários e também pela sociedade”.

Amadeu Bona Filho, professor da Universidade Federal do Paraná, reforçou que a função de todo profissional da medicina veterinária é servir à sociedade como um todo. “Nossa profissão é espinhosa devido aos muitos desafios que enfrentamos diariamente, mas não podemos desistir. Nós somos os serviçais da sociedade e a nossa profissão é atender os anseios dela”, apontou.

Dedicação – “É uma categoria importante, organizada, produtiva, profissional e eficiente. Eles nos dão diariamente uma grande contribuição para o nosso agronegócio ao conjugar suas atividades com os pequenos produtores rurais, as cooperativas e à agroindústria”, disse o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara.

O ex-governador Orlando Pessuti (MDB) disse que medicina veterinária avançou muito no Paraná “e hoje somos os profissionais que cuidam da saúde dos pequenos, médios e grandes animais, e, por consequência, da saúde humana também”, concluiu Pessuti, graduado em medicina veterinária.

Ainda participaram da solenidade a diretora de política ambientais da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana Campos; o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora; o presidente da SPRMV, Masahiko Ohi; o presidente da ACAPAMEVE, Paulo Alfredo Miranda; o presidente da Anclivepa; Adolfo Sasaki; o diretor da ABHV, Roberto Lange; o presidente da Someve, André Nunes Boff; a presidente da AMBVL, Norma Centeno Rodrigues; o secretário estadual de Saúde, Beto Preto; os deputados Stephanes Júnior (PSD), Soldado Adriano José (PV) e Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão da Agricultura no legislativo estadual.

Deixe um comentário