O deputado Romanelli participa nesta quinta-feira, 3, da abertura da 12ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (Ficafé) em Jacarezinho. “É a mais importante feira sobre a produção de café no País. São mais de três mil visitantes que terão acesso a experiências, informações e tendências da cafeicultura”, disse Romanelli sobre o evento que segue até sexta-feira, 4, e terá a participação ainda do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.

A Ficafé reúne produtores e compradores e terá ainda o tradicional leilão de cafés especiais, palestras, oficinas, laboratórios de experimentação e degustação. “O Norte Pioneiro, com os cafés especiais, foi a primeira indicação geográfica obtida no Paraná em 2012”, adianta Romanelli.

“O Paraná produz um milhão de sacas por ano, é o quinto maior produtor do Brasil e o Norte Pioneiro é responsável por 70% da produção estadual”, completa Romanelli.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, destaca que a feira “funciona como uma grande vitrine para o café produzido na região”. “Não se trata de commodities e sim da promoção de cafés especiais, feitos com café cereja descascado, para uma bebida mais delicada e doce.”

Qualidade – A programação está no www.ficafe.com.br e inclui painéis sobre a qualidade do café, espaço barista, curso de torra e palestras como o empreendedorismo rural feminino.

Segundo Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, as atividades foram programadas para estimular a mudança de comportamento do produtor e da cadeia produtiva a fim de que o setor busque novas opções de crescimento e desenvolvimento.

“Temos vivido um momento que requer atenção e planejamento por parte dos produtores: enquanto o interesse e o consumo de cafés especiais têm aumentado 20% ao ano, o segmento tem sofrido especulações geradas nas bolsas de Nova Iorque que influenciam o preço do café comercializado no mundo”, afirma o presidente.

A Ficafé 2019 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio do Governo do Paraná, Instituto Federal do Paraná, Faep, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Emater, Fecomércio PR, Sesc, Senac, Museu do Café, entre outros.

Deixe um comentário