O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participa nesta quinta-feira, 21, da comemoração aos 15 anos da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em Jacarezinho. Romanelli entrega ainda kits robótica para alunos de Abatiá e Quatiguá.

“A Uenp nasceu de um sonho de lideranças, empreendedores e estudantes, em transformar as faculdades da região em uma universidade forte, que investe em pesquisa e esteja inserida no processo de desenvolvimento regional. Nesses 15 anos, a Uenp tem se consolidado como instituição que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos municípios do Norte Pioneiro e do Paraná”, destaca o deputado.

Agenda — As comemorações ao aniversário da universidade começam com a exposição fotográfica “Uenp, 15 anos”. Depois, professores, estudantes e lideranças visitam a Clínica de Odontologia e o Tecpar de Jacarezinho.

À tarde acontece o lançamento do programa Uenp Sustentável. A professora e gestora da área ambiental, Fabiana Cristina de Campos, diretora-geral da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo falará sobre importância do enisno superior no desenvolvimento da cidadania.

Depois, a coordenadora do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa), do Ministério Público, promotora Kele Cristiani Diogo Bahena será palestrante no lançamento do “Programa de Desenvolvimento Cultural do Norte do Paraná”.

Reconhecimento — A Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Romanelli, que propôs o envio de Voto de Congratulações pelos 15 anos de fundação da Uenp. A homenagem será entregue pessoalmente pelo deputado durante a solenidade em comemoração ao aniversário da Universidade.

Romanelli afirma que a homenagem é um reconhecimento do Paraná ao trabalho desenvolvido pela Uenp. “A toda a comunidade acadêmica, e em especial à reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, minhas sinceras homenagens pelo brilhante trabalho da Uenp no Norte Pioneiro e no Estado. Isso promove mais qualidade de vida às pessoas por meio do acesso à educação gratuita de nível superior”, enfatiza.

A Uenp tem atualmente 27 cursos de graduação presencial e dois de ensino à distância (EaD). São seis programas de mestrado e um doutorado, além de especializações com aulas presenciais e remotas. A Uenp forma por ano cerca de mil profissionais, da graduação à pós-graduação.

Kits Robótica — Ainda na quinta-feira, Romanelli faz a entrega de kits Robótica a duas escolas de Abatiá e Quatiguá, que integram o Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. Cada escola receberá dez kits, compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduínos.

Em Abatiá, o programa vai atender alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa. Já em Quatiguá, os kits serão entregues para os estudantes do Colégio Estadual João Marques da Silveira.

Deixe um comentário