O Dia da Árvore foi celebrado nesta segunda-feira, 23, pela Assembleia Legislativa com o plantio de uma pitangueira em frente ao edifício Tancredo Neves.
“Esta árvore será muito bem cuidada por todos nós. O ato representa o movimento da conservação e do cuidado com o meio ambiente”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), na ação que contou com a presença da diretora de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Fabiana Campos.

No ato, foram distribuídas 54 mudas de árvores fornecidas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O 2º secretário do legislativo, deputado Gilson de Souza (PSC), o deputado Goura (PDT) e o deputado Alexandre Amaro (Republicamos) também participaram do plantio. “É um ato simbólico em defesa da natureza e da vida, contra a cultura do desmatamento e das queimadas. A Assembleia Legislativa não poderia deixar passar em branco esta data”, disse Romanelli.

O plantio da árvore faz parte das atividades do programa Paraná Mais Verde que objetiva conscientizar os cidadãos sobre a importância da conservação das matas, bosques e florestas para combater as mudanças climáticas com projetos como a implantação de novos viveiros em escolas de educação especial e unidades prisionais; criação de hortas urbanas comunitárias e jardins de mel em escolas públicas; rearborização urbana; e a rearborização em áreas rurais.

500 mil mudas – De acordo com Fabiana Campos, ações programadas para este dia 23, data que marca também o início da primavera no hemisfério sul, vão garantir o plantio de 500 mil mudas de árvores nas 399 cidades paranaenses por alunos da rede pública de ensino. “Distribuímos as mudas que serão plantadas em todas as 2.143 escolas estaduais paranaenses. Queremos mostrar que o Paraná pode ser cada vez mais verde”, afirmou a diretora.

“No Paraná não temos a cultura do desmatamento e da queimada. Temos a cultura da preservação ambiental e, obviamente, da recuperação das nossas arvores nativas e outras espécies de árvores. Este plantio representa o movimento da preservação, da conservação, do cuidar do meio ambiente. A Assembleia Legislativa está sintonizada com as boas ações que o governo estadual está desenvolvendo”, completou Romanelli.

Deixe um comentário