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30498343724_3be7c4bf21_zDe quarta a sexta-feira, 30 de novembro a 02 de dezembro, acontecerá o “Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020”, em Foz do Iguaçu. O congresso tem como objetivo transformar gestores públicos em estrategistas e articuladores de ações para a melhoria de indicadores socioeconômicos e desenvolvimento sustentável dos municípios.

De acordo com o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa, o encontro é de extrema importância, pois facilita o entendimento do Poder Executivo com os novos gestores e vices. “É importante a presença dos parlamentares, pois além das atividades que já temos aqui no nosso cotidiano da Alep nas comissões e no plenário, também somos ativadores das políticas públicas que acontecem nos municípios. O desafio que se tem é conseguir fazer essa interface entre estado e município”, disse.

Organizado pelo Sebrae/PR, pela Fomento Paraná junto ao Governo do Estado, o evento que faz parte do “Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos”, espera 399 prefeitas e prefeitos eleitos em outubro que assumirão em janeiro. Palestras, oficinas e painéis serão realizados durante três dias para que os participantes elaborem planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de gestão.

Segundo Romanelli, a interação entre Poder Legislativo e os novos gestores municipais é essencial para o crescimento e desenvolvimento do Paraná. “O parlamento tem um papel fundamental, até porque somos nós que votamos o orçamento, definimos recursos para as diversas políticas públicas, especialmente aquelas que apoiam as administrações municipais nas execuções de seus planos de governo”, concluiu.