fbpx

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), por meio do Programa Leite das Crianças entregou nesta semana quatro novos freezers para armazenamento do produto em três centros de distribuição de leite em Jacarezinho. Os novos equipamentos foram adquiridos pela SETS especialmente para atender ao programa.

Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, a substituição dos freezers faz parte do proposta de melhoria da qualidade do leite, que visa a ofertar o produto com armazenamento correto e livre de quaisquer problemas que comprometam a saúde das crianças. “Fizemos um levantamento minucioso em todo o Paraná a fim de detectar, por meio de laudo técnico, quais escolas precisariam de um novo freezer em substitiução aos mais antigos em uso. Desta forma, observamos que alguns estavam velhos, com ferrugem, borrachas soltas e com um consumo muito elevado de energia elétrica e que necessitam de substituição”, explica Romanelli.

Em Jacarezinho, receberam os novos equipamentos os colégios estaduais Anésio de Almeida Leite, no bairro Aeroporto; Luiz Setti, na vila Setti e José Pavan, na vila São Pedro. Em todo o município, no mês de agosto serão atendidas 766 crianças diariamente e distribuídos 23.746 litros de leite durante todo o mês. No Paraná, 146 mil crianças com idades entre seis meses e três anos, de famílias com renda mensal inferior à meio salário mínimo regional são atendidas pelo Programa do Leite, que em maio deste ano completou dez anos de existência.

Cada criança recebe diariamente um litro de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Por mês, o investimento do programa é de R$ 5,9 milhões, num total de quase R$ 71 milhões/ano. Desde que foi criado, em 2003, o programa já distribuiu mais de 485 milhões de litros de leite pasteurizado, atendendo a 1,3 milhão de crianças.

Para Romanelli, o governador Beto Richa não só deu continuidade ao programa, como aprimorou sua gestão, com a integração de diversas secretarias, e também com incentivo maior ao setor produtivo leiteiro do Estado. Romanelli destaca ainda que atualmente o Leite das Crianças é um programa intersetorial, que envolve cinco secretarias estaduais: SETS, SEDS, SEAB, SEED e SESA.

O Governo do Paraná adquiriu 700 novos freezers para armazenamento e conservação do leite. Os equipamentos estão sendo entregues às escolas da rede estadual que fazem a distribuição do leite. Além disso, foram compradas mil caixas térmicas para transporte do leite das escolas aos locais de redistribuição. “O Paraná está próximo de erradicar a extrema pobreza, graças aos programas e políticas de segurança alimentar e nutricional implantados no Estado, que garantem trabalho e renda ao agricultor, potencializam a economia local ao mesmo tempo em que distribuem gratuitamente alimentação em quantidade e qualidade suficientes às pessoas que mais precisam”, conclui Romanelli.

Deixe um comentário