fbpx

Sets promove 2º etapa das oficinas de segurança alimentar

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária começa nesta quarta-feira (30) a segunda etapa das oficinas de formação em segurança alimentar e nutricional no interior do Estado. Os encontros, nos escritórios regionais da Secretaria, qualificam lideranças e gestores da administração pública municipal sobre a política de segurança alimentar e nutricional.

Destinadas a gestores e técnicos das prefeituras municipais, integrantes dos conselhos municipais de segurança alimentar, lideranças ligadas à segurança alimentar, e à comunidade em geral, as oficinas debatem a metodologia de implantação do Sistema Nacinoal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O secretário Luiz Claudio Romanelli, que também preside a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – Caisan, no Paraná, explica que o principal desafio é integrar e articular os esforços entre as várias áreas do governo e da sociedade civil para formular, implementar e monitorar essa política de forma intersetorial.

“Temos 91 conselhos municipais formados e queremos que todos os municípios tenham conselhos constituídos. É no âmbito do sistema de segurança alimentar e nutricional que devem ser definidos a destinação dos recursos para programas como cozinhas e hortas comunitárias, restaurantes populares, padarias comunitárias e outros programas. A segurança alimentar e nutricional é responsabilidade coletiva”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho, Iva Sandra Ferreira de Morais, as oficinas ampliam a discussão sobre o Sistema de Segurança e o processo de adesão dos municípios. “Pretendemos criar grupos de referência no âmbito das 18 regionais da Secretaria e sistematizar esta experiência, para que a metodologia possa ser referência para outros estados. Grande parte dos palestrantes serão conselheiros regionais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, que participaram de capacitação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome”.

Datas – Nesta quarta-feira (30) acontecem oficinas em Maringá, Foz do Iguaçu e Paranavaí. Na quinta-feira (31) serão realizados encontros em Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho e Londrina.

 

Deixe um comentário