Por causa da estiagem dos últimos meses, que provocou queda de mais de 80% na vazão de rios em Siqueira Campos e Quatiguá, no Norte Pioneiro, a Sanepar está colocando em operação, de maneira emergencial, poços nas duas cidades. Além disso, tem abastecido os reservatórios com caminhões-pipa.

Em Siqueira Campos, já entraram em operação dois poços: um com produção de 27 mil litros/hora e outro de 30 mil litros/hora para amenizar a queda na vazão dos Ribeirões Água Fria e Gramado. Mesmo assim, a Sanepar continua levando água com caminhão pipa de Wenceslau Braz para reforçar o abastecimento.

Em Quatiguá, onde o Rio Lajeado também teve queda brusca de vazão, a Sanepar está colocando em operação um poço com produção de 36 mil litros por hora. Para atender aos moradores, a Sanepar tem buscado água de Joaquim Távora e Carlópolis.

“Estamos trabalhando para amenizar a situação dos moradores. Nossas equipes estão em turnos de 24 horas por dia para que a comunidade seja atendida”, afirma o gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz.

Também está sendo perfurado mais um poço em Santo Antônio da Platina com vazão estimada de 100 mil litros/hora. “Este poço fica como reserva, para entrar em operação em situação emergencial”, explica. Além disso, a Sanepar irá reabrir licitação para um poço em Ibaiti.

Deixe um comentário