fbpx

Na tarde desta sexta-feira ( 21), o presidente da Sanepar e o deputado Luiz Claudio Romanelli inauguraram uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE) em Siqueira Campos, que melhora o atendimento com coleta e tratamento de esgoto para os moradores da cidade. Os recursos, de R$ 5,6 milhões, também foram aplicados na execução de mais de 8,1 km de rede coletora atendendo 303 famílias, elevando o índice de esgotamento sanitário para 68% da população. Para isso, foi necessário implantar tubulação em travessias aéreas e sob a rodovia.

Os investimentos também transformaram a ETE existente em estação elevatória, uma vez que a estação antiga não poderia mais ser ampliada. Também não havia condições de aumentar a vazão do efluente (esgoto tratado) no ponto de lançamento. Portanto, a obra é uma grande contribuição para o meio ambiente.

O prefeito Fabiano Lopes Bueno destacou a importância da parceria com a Sanepar e destas obras para a qualidade de vida da população. “Muitas pessoas não têm noção da importância de uma estação de tratamento de esgoto . Com a obra estão sendo beneficiados 500 famílias. 500 casas foram contempladas com este trabalho aqui em Siqueira Campos. São 500 famílias com menos doenças, com maior qualidade de vida. São 70% de casas que terão saneamento aqui em Siqueira Campos. É uma vitória muito grande, pois sabemos de vários municípios de outros estados que não têm isso. O Paraná está muito avançado nesta questão, ”, disse o prefeito Prefeito de Siqueira Campos Fabiano Lopes Bueno:

Para o Romanelli, o governo do Estado resgata uma divida historicacom a região,ao realizar investimentos no setor de esgoto sanitario. “Nós passamos por muitas dificuldades aqui nesse inicio de ano, mas graças a Deus o pior já passou as coisas já se ajustaram e o municipio esta recebendo os beneficios e certamente teremos tres anos e meio de muito trabalho, muitas conquistas pra Siqueira e toda a nossa região.Quanto mais se investe na area de esgoto, menos se quem que investir na area da saudee o governador Beto Richa e o presidente da Sanepar Mounir Chaouwiche rem essa convicção e essa sensibilidade e não estão medindo esforços para investir nessa área”,disse Romanelli.

Durante a inauguração, Mounir Chaowiche falou ainda da preservação dos recursos hídricos. “Não dá para termos abastecimento de qualidade se não tivermos preservação dos nossos rios. E a Sanepar está atuando nesta área também.”

SANTANA DO ITARARÉ – Chaowiche e Romanelli inauguaram ainda uma estação elevatória de esgoto (EEE) que vai possibilitar que mais 272 famílias tenham acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, elevando de 5% para 24% a população atendida. Com investimentos de R$ 1,56 milhão, além da construção desta estação, foram executados 679 metros de tubulação que vão levar o esgoto da elevatória até a estação de tratamento e 4,3 km de rede coletora de esgoto. Durante a execução da obra, foram gerados 210 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito Zé Isac, a obra é uma antiga reivindicação do município e para que se tenha uma boa administração pública é necessário esforço para que a população seja atendida com qualidade. “É uma obra importante em que 25% da população da cidade pedia rede de esgoto. 90% será ligado às casas na rede de esgoto aqui em Santana do Itararé. Começou em 1978 a novela das oito e agora é realidade em nosso município”, afirmou.

De acordo com Romanelli, Santana do Itararé tem um prefeito empenhado em fazer o que é melhor para a cidade. “Zé Isac quando coloca uma coisa na cabeça que vai fazer, ele faz mesmo”, disse. “É uma obra pequena, mas sabemos: um reservatório de mil litros resolverá a vida de 100 famílias que precisam de água. Água é essencial a vida e cada vez mais escasso. Por isso que digo que é uma satisfação imensa estar aqui”, completou o parlamentar.